sábado, 26 de março de 2011

A churrascaria e o estrategista

Sabado a noite! Como ja disse, eu nao durmo mesmo, entao vou sair e aproveitar a noite!!!... Estou aqui indecisa quanto ao "Menu"  de hoje... Enquanto isso (eu saio somente apos as 22:00 h) resolvi dar uma passada no meu blog e postar o texto de hoje...

Todos os sabados, principalmente aqueles em que dou uma passada em barzinhos (eu nao bebo, mas as pessoas que eu convivo encaram uma cerveja) eu me lembro de alguns fatos interessantes do ponto de vista economico que aconteceram comigo. Quando pensamos que de algum lugar nao vai sair nada, podemos estar enganados. Um aluno que eu tive me deu uma aula de estrategia que nunca mais esquecerei...

Ha alguns anos, eu dava aulas para o Curso de Administracao de Empresas e alguns alunos (os mais "enturmados") me convidaram pra sair no sabado porque queriam que eu participasse do encontro deles. Ponto de encontro: churrascaria (eu poderia citar o nome da churrascaria aqui, mas ela nao vai me pagar pela propaganda... rs...). O encontro aconteceria la pelas 21:00 h e uma aluna ficou de me passar o "esquema" pra achar facilmente o endereco.

Cheguei a churrascaria e vi um aluno que adorava fazer perguntas, e ele se esmerava (penso eu que ele passava horas a ler, pois era muito interessado em aprender coisas novas). Enfim... Sentei-me ao seu lado e ele comecou a conversar comigo perguntando sobre economia, investimentos, falando sobre os sonhos dele, falando sobre o curso... falando sobre tudo. Enquanto ele falava, a mesa so ia aumentando (cadeiras e pessoas). Os alunos e acompanhantes iam chegando e a nossa mesa foi-se juntando a mais mesas e mais cadeiras e mais pessoas...Confesso que comecei a ficar preocupada, pois como eu nao bebo e a cerveja era, digamos, carissima, eu pensei que a conta ia ficar "horrores" de alta...

Ele me olhou (o aluno em questao) e disse: "Voce nao bebe?" Eu disse: "nao". entao ele comecou a rir e falou: "Sabe professora, eu bebo muito. Aqui mesmo como voce pode ver eu estou bebendo pra valer, mas eu vou pagar muito pouco por essa cerveja e carne... Se e que nao pagarei nada". Fiquei pensando o que ele queria dizer com isso. Olhei para ele com aquela cara de indagacao e falei: "E por que voce pensa isso?"... A resposta foi surpreendente: "Porque eu serei o ultimo a sair da mesa, quer conferir?" Eu vou dizer a verdade: nao acreditei que ele pudesse comer e beber "horrores"e nao pagar nada por isso. Respondi: "Vou conferir contigo se tens razao... e aproveitar pra fazer um estudo de caso... do seu caso...".

Fiquei ali, so observando o movimento e a atitude do meu aluno, ele nao estava nem um pouco preocupado. Pra dizer a verdade foi a pessoa que mais aproveitou a oportunidade do encontro. Chegavam mais pessoas e a conta aumentava... E ele todo tranquilo... Quando as horas foram passando, as pessoas comecaram a dizer que iam embora e comecaram a contribuir com o que tinham usufruido... Foi ai que verifiquei a pesquisa a fundo. Comecei a notar que as pessoas ficavam com medo de deixar dinheiro a menos para o pagamento.

Uma pessoa que comia e bebia cerca de R$25,00, deixava R$30,00... Uma pessoa que comia e bebia R$40,00, deixava R$50,00... Comecei a ver o milagre da multiplicacao! Nao e que o meu aluno tinha razao? Ele ficava falando baixinho no meu ouvido: "Nao estou falando professora? Fique ate o final que voce vai poder conferir a minha tecnica!"... O pessoal ia saindo e o dinheiro entrando... o pessoal saindo e o dinheiro entrando...

Ja era tarde! Ficamos: dois alunos meio bebados (suavizei... estavam muito bebados), o meu aluno "estrategista" e eu. Eu ja estava cansada, com calor (era noite de verao) e querendo ir pra minha casa... Mas como pesquisadora que sou, fiquei pra ver no que ia dar no fim das contas. Enfim, os dois alunos que restavam se foram e ficamos somente ele e eu... Ele, todo sorridente, pediu a conta. Quando a conta chegou, ele pagou-a e ainda sobrou muito dinheiro... Ele me olhou e disse com a cara mais "lavada"do mundo: "Nao se preocupe professora... eu pago a sua parte!"...

Confesso que fiquei admirada com a estrategia do rapaz. Ele realmente aproveitou ao maximo e nao pagou absolutamente nada! O mais engracado, foi que ele ainda embolsou uma quantia consideravel... Sem sombra de duvida, ele, ao acordar no outro dia, pensou consigo: "Hoje eu estou mais rico que ontem!"...

Um comentário:

  1. Belo exemplo prima, faço isso quando os vendedores de medicamentos vão jantar todos juntos,recolho o dinheiro pra acertar a conta...
    E no final se fosse pra dividir daria ums 20 reais pra cada, como fico por ultimo pago sempre
    7 ou 8 reais...

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar em nosso Blog...