sexta-feira, 25 de março de 2011

Como e dificil comprar aveia...

O Brasil e o unico pais do mundo em que cada esquina tem um economista e um tecnico de futebol... Acho esse ditado super engracado porque realmente, em uma analise fria do nosso cotidiano, todo mundo acha que tem a solucao para que o time seja vencedor ou a solucao para resolver o problema economico do Brasil. Pior ainda e quando esta pessoa comeca a utilizar termos que ela desconhece completamente.

Essa afirmacao me fez lembrar de um caso veridico que aconteceu em 2009. Eu fui ao supermercado com uma amiga porque ela ia fazer compras para a casa dela. Ela foi ao local que estavam alguns produtos alimenticios como farinha lactea, leite em po, etc. Ela foi comprar aveia e o pacote com 500 gramas custava R$5,00. Entao ela olhou ao lado e averiguou que o supermercado tinha feito uma promocao da aveia: Leve 600 gramas e pague 500...Ate ai tudo bem! Otimo para ela que ia comprar mais pagando menos. Quando ela olhou o preco do produto veio a surpreza: R$6,00... O preco do produto promocional era mais caro que o produto com a quantidade habitual, ou seja, o preco por quantidade era o mesmo para os dois pacotes. Como nos somos consumidoras conscientes, fomos reclamar porque obviamente estavamos a ser lesadas.

Ao caminhar em direcao aos caixas, avistei o rapaz que era responsavel pela reposicao de produtos na prateleira e narrei o ocorrido. Quando ele tentou justificar o preco do produto eu nao sabia se ria ou chorava. Ele disse-me: "Isso e merchandising, nos estamos utilizando essa tecnica agora".  Eu fiquei sem saber o que falar. Certamente uma lavagem cerebral havia ocorrido naquela cabecinha, lavagem esta promovida obviamente por algum gerente com tecnicas de "motivacao" tentando impressionar os funcionarios.

Nao satisfeita com a resposta do rapaz, nos dirigimos ao gerente que informou que aquilo era normal (ele vem dizer isso pra mim que alem de economista ainda sou "muquirana" - expressao utilizada no Brasil para definir pessoas avarentas). Tentamos argumentar, mas ele acabou se mostrando grosseiro. Enfim decidimos ir embora. Nao compramos a aveia, mas antes disso eu fiz questao de tirar uma foto do meu celular para assegurar-me de que quando contasse a historia, teria meios de provar o que estava a dizer. O supermercado e bem conceituado, mas nao posso escrever o nome dele aqui. Caso alguem nao acredite no que narrei, fale comigo que informo o nome e mostro a fotos (tenho elas ate hoje nos meus arquivos) quem tem bem nitida a etiqueta do supermercado.

Nao vou fazer discursos hipocritas dizendo que naquele supermercado nao piso mais. Bons negociadores sabem que negocios sao negocios e se algum dia for vantajoso pra mim comprar naquele supermercado eu continuarei comprando. Pessoas que pretendem ficar ricas nao misturam negocios com problemas pessoais. Se estiver barato, entro e compro tudo. No final o meu bolso agradece.

Pense sempre no que pode ser poupado. Quem nao da valor a centavos com certeza nao dara valor a milhoes. Fuja de pessoas que gastam em demasia, pois elas nao mudarao nunca. A relacao entre o individuo e o dinheiro se estabelece ainda na juventude. Por isso podemos indicar com certa facilidade quem estara melhor daqui a alguns anos do que esta hoje. Tenha sempre a atitude de quem sabe negociar... amanha ao acordar com certeza poderas dizer: "hoje estou mais rico que ontem".

2 comentários:

  1. Seu blog tá magnífico! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Quando nos brasileiros passarmos a deixar de lado o famos 'deixa pra la',e passarmos a axigir nossos direitos como qualidade e respeito ao consumidor, ai sim ,poderemos ter a conciencia de que estamos culturalmente mais desenvolvidos,mas em um pais em que propaganda politica tem como protagonista mulher melancia,Maguila,Romario e o noso famoso palhaco tiririca posso ver que reclamar nao e o nosso forte.
    Lembresse meus amigos se e direito seu fale,voce e parte desta grande e maravilhosa nacao e sua voz tem poder de mudanca basta vc querer.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar em nosso Blog...