segunda-feira, 13 de junho de 2011

O marido de Anete



Amigos, antes de mais nada quero desejar uma otima semana a todos! O dia dos namorados passou e eu espero que o vosso dia tenha sido tao maravilhoso quanto o meu!... Enfim, fiquei pensando sobre o que escrever hoje, entao lembrei de um caso que aconteceu com uma amiga que trabalhava num orgao publico aqui de Goiania.

Eu tenho uma amiga (que vou chamar de Marta) que trabalha numa reparticao publica. Ela conhecia muita gente na reparticao pois alguns trabalhavam la ha muitos anos e acabavam por compartilhar alegrias e tristezas uns com os outros pois com a convivencia diaria acabavam por se tornar uma familia.

Ela conhecia uma outra senhora (que vou chamar de Anete) que trabalhava no mesmo predio, porem noutro departamento. Essa senhora era muito vaidosa e todos admiravam a maneira discreta e elegante que se vestia, sempre com o cabelo arrumado e bem cuidado. Ela era modelo de postura e comportamento para todos.

A Marta nao tinha uma relacao tao intima com a Anete, mas sempre ouvia todos comentarem sobre o casamento feliz que Anete tinha. Sempre falava tao bem do Marido e da relacao que eles tinham de companheirismo e confianca. Em suma, era o modelo de casamento que todos os casamentos deveriam seguir. E o marido dela ainda tinha um "bonus": era "podre de rico".

Marta, depois de um tempo, comecou a se encontrar com Anete com frequencia, pois ela (Marta) tinha sido transferida para o mesmo departamento que Anete trabalhava. Assim entao comecaram a trocar ideias, falar sobre a familia e sobre as coisas de suas vidas. Marta ouvia com atencao os conselhos sobre casamento que Anete dava e sempre tentava aprender o maximo de conhecimento gentilmente doado por Anete.

Anete um dia estava muito triste e Marta perguntou o que se passava. Anete disse se sentir so pois, apesar, de um casamento de sucesso, ela infelizmente nao teve filhos. Marta tentou consola-la mas Anete se disse preocupada pois tinha medo de, na falta de seu marido, ficar sozinha. Marta pensou: "ainda bem que o marido dela e rico, pelo menos assim ela podera ter uma velhice tranquila!"

Numa manha de segunda, o celular (telemovel) de Anete tocou e ela comecou a chorar desesperadamente. Seu marido havia sofrido um acidene e por fatalidade do destino veio a falecer. Anete chorava ao gritos e todos se penalizaram da situacao dela. Chamaram-lhe o taxi e ela e sua melhor amiga (que vou chamar de Silvia) foram para IML (Instituto Medico Legal).

Apos os expediente todos na reparticao combinaram de ir ate o velorio do marido de Anete e Marta penalizada da situacao dela nao poderia deixar de comparecer. Um outro funcionario entrou em contato com a Silvia e pediu-lhe informacaoes sobre o velorio, onde seria, que horas o corpo ia chegar. Silvia disse que o Velorio seria num cemiterio proximo de onde eles estavam e poderiam chegar rapidamente.

Todos ento resolveram ir para dar forca a Anete neste momento dificil. Alguns pegaram carona com outros funcionarios que possuiam carro e alguns chamaram o taxi para se deslocar ate la. Combinaram de se encontrar na porta de entrada e esperar uns pelos outros para entrarem todos juntos. Pretendiam comprar flores em alguma floricultura ao lado do cemiterio.

Anete chegou ao cemiterio de taxi com mais alguns colegas e logo avistou Anete na porta do cemiterio chorando. Ela se penalizou demasiadamente e comecou a conversar com ela e falar que todos estavam vindo para lhe dar forca. Anete chorava muito e disse que entraria assim que todos chegassem pois assim ela se sentiria segura e apoiada por eles.

Todos chegaram e abracaram Anete. Disseram que estavam ali para apoia-la e que ela teria que continuar vivendo. Marta pensava consigo: "Ainda bem que o marido da Anete e rico, pois assim pelo menos ela nao ficara desamparada financeiramente e podera ter uma velhice tranquila". Todos se juntaram e deram a forca necessaria para que Anete pudesse enfrentar a dura realidade da perda.

Quando entraram pela porta da capela onde ele estava a ser velado um rapaz de mais ou menos uns 20 anos os impede de entrar e virando-se para a Anete pergunta: "O que voce esta fazendo aqui?". Anete, chorosa diz: "Vim ver o meu marido". O rapazinho sem pestanejar e ja a ficar irritado diz: "Meu pai nao e casado com biscate! Fora daqui sua safada!...". Todos se entreolharam sem entender o que estava acontecendo. e ficaram a olhar para a Anete com aquele "ar de questionamento".

O rapazinho vendo que a Anete nao se afastava comecou a dizer-lhe: "Saia daqui antes que minha mae te veja pois se ela ainda der de cara contigo juro que te mato!". Ai que o todos ficaram sem enteder mesmo o que estava acontecendo.

Marta se achegou a Anete e perguntou: "Porque esse rapaz nao quer deixar voce entrar para velar o seu marido?"... O rapazinho vendo a pergunta da Marta, dispara a resposta: "Marido? Voce ta louca? Ela nao e casada com o meu pai! E uma biscate que tem rolo com ele ha mais de 10 anos!".

Marta ficou muda. Entao a Anete tinha mentido todo esse tempo dizendo que era marido dela e na verdade ela era amante do senhor em questao!... Eles vendo a confusao que iam arrumar se entrassem para velar o morto, convenceram a Anete a ir-se embora. Um colega ofereceu-lhe carona ate sua casa e assim todos ficaram a saber que ela morava em um "muquifo" no centro da cidade.

No outro dia na reparticao, o velorio do "marido" da Anete era o assunto da vez. Todos ficaram estupefados com a descoberta e Marta mais que niguem se decepcionou pois o casamento perfeito que ela imaginava que um dia poderia ter na verdade era fruto da cabeca amalucada da Anete que fingia viver uma vida que nao existia.

Sempre que encontro com a Marta pergunto como esta a Anete e ela responde: "Beatriz, esta na mesma vida de sempre. Morando naquele apartamento la no centro e com vergonha de nos olhar nos olhos la na reparticao. Pra dizer a verdade, eu achei que ela iria ficar bem de situacao financeira, mas ela nao herdou nada, nem uns trocados para pagar o taxi para levar ela embora do velorio. Pra dizer a verdade, a unica pessoa que herdou alguma coisa foi a mulher dele, que ainda ficou com a pensao gorda que ele recebia do governo". Com certeza somente ela (a esposa) acordou no outro dia e disse: "Hoje eu estou mais rica que ontem!".

5 comentários:

  1. É nessas horas que penso realmente tem gente louca nesse mundo, era amante e achava que era mulher, qualquer psicólogo iria adorar conhece-la com certeza, até mais Beatriz :-)

    ResponderExcluir
  2. uiaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    que mulher doia!
    tem uma vizinha aqui do lado mais ou menos nesse estilo!

    ResponderExcluir
  3. por acaso o nome da amante era ana? ahahahahahahahaha

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar em nosso Blog...