quinta-feira, 24 de março de 2011

O emprego e o desempregado

Como sempre nao dormi (exagero... dormi 4 horas). Fiquei olhando alguns projetos e verificando a possibilidade de adiciona-los a novas propostas. Por que sera que esta tao dificil arrumar alguem pra me ajudar a fazer isso? Segue a resposta: falta de pessoal qualificado.

Fui visitar um amigo que esta a construir casas geminadas para aluguel ou venda. Chegando la ele me mostrou a obra e ressaltou que a procura por imoveis para vender ou alugar era muito grande, mas ele estava com dificuldades em conseguir terminar no prazo pois ele possuia poucos funcionarios. A partir dai ele contou-me das suas "tragedias empregaticias" (pra nao dizer gregas) e dos funcionarios problema que ja haviam passado por ali.

Bom, parando por ai (antes dele falar dos problemas com funcionarios) pensei comigo: "Sera que ele procurou nos lugares certos?". A historia dele me impressionou. Ele me disse que pagava R$3.000,00 por mes e ainda fornecia alimentacao no cafe da manha (pequeno almoco), no almoco e lanche da tarde; porem, se o funcionario fosse muito bom e ele verificasse que valia a pena ele ainda poderia negociar um valor um pouco maior pois os imoveis que ele constroi sao muito bons, direcionados as classes: alta e media alta.

Na sua narracao chorosa veio enfim a descoberta do problema: a dificuldade em encontrar pessoal capacitado. Ninguem que aparecia pleiteando a vaga era bom o suficiente para consegui-la. Problema este, que diga-se de passagem, se tornou fato em todos os direcionamentos economicos. O processo estava a se tornar penoso: ele tinha o capital para investimento, mas nao tinha como contratar ninguem pois ninguem era suficientemente bom para ser contratado.

Mas o que esta a acontecer com o mercado? Tantos desempregados e tantas ofertas de empregos bons e bem remunerados, isso esta a se tornar paradoxal. Isso e um processo que ja ocorre ha varios anos. As pessoas nao conseguem otimos empregos porque simplesmente nao se capacitam. Obviamente alguem podera citar algum caso de pessoas bem sucedidas que nao eram preparadas, mas nao estamos a falar disso, estamos falando de empregos bons e pessoas que nao estao preparadas para eles. Os empregos continuarao la, sem ninguem para possui-los.

Espero que voce,  leitor, assim como eu, busque o preparo para se manter no mercado, pois este mercado que vos espera se torna cada dia mais saturado de pessoas tao bem preparadas ou melhor preparadas que a sua pessoa... Entao amanha, ao acordar, poderas dizer: "hoje eu estou mais rico que ontem".

Um comentário:

Obrigada por comentar em nosso Blog...