segunda-feira, 25 de abril de 2011

A fantasia de Beatriz Iolanda



Muita gente me perguntou porque eu nao postei neste fim de semana, mas aqui no Brasil o feriado comecou na quinta-feira e so terminou no domingo de Pascoa, entao eu viajei e resolvi descansar porque eu tambem sou feita de carne e osso... Bem... hoje eu escolhi a dedo uma historia em que EU sou a protagonista e que muita gente insiste em nao me deixar esquecer...

No carnaval de 2002 eu passei por uma experiencia no minimo constrangedora. Existia na minha cidadezinha (creio que existe ate hoje) o Ze Pereira (desfile ao qual as pessoas se fantasiam e descem pela rua principal numa especie de desfile para "abrir" oficialmente o carnaval ate um espaco reservado pela prefeitura para a realizacao do mesmo (no caso, o espaco onde e feita a Feira Municipal de domingo).

Minha irma cacula (exatamente 10 anos mais nova que eu) , na epoca virou um "pinheu" de tanta insistencia com a minha mae porque queria descer no Ze Pereira vestida de homem. Como ela na epoca era adolescente, minha mae logo comentou com minha irma do meio e eu: "Alguem tem que acompanhar a Barbara nesse desfile pois ela e muito jovem e sabe-se la o tipo de gente que ela vai encontrar pelo caminho"... como a minha irma do meio "vazou fora"  assim que minha mae terminou a sua fala, pode-se concluir que o trabalho sobrou para mim.

Sinceramente fiquei com vergonha de descer junto com a minha irma cacula no meio daquela bagunca toda e tive uma ideia pouco ortodoxa para resolver a questao. Coloquei uma fantasia de bruxa que eu tinha guardada de uma festa do dia das bruxas do ano anterior e uns oculos escuros pra ninguem me reconhecer. Eu ia morrer de vergonha se alguem sonhasse que eu tava descendo no Ze Pereira. Tenho ate fotos, mas preferi nao divulgar (para nao ser usado contra mim futuramente... rs...) Na hora de irmos ao desfile a minha irma chegou na porta do quarto e disse: "Nossa... que fantasia bonita! Vamos embora que ja esta na hora!"...

Chegando ao defile, notei que o pessoal nao parava de olhar pra mim. Vi que todos me fitavam e falavam alguma coisa com a pessoa ao lado. Fui achando estranho e ficando meio sem graca. O desfile comecou a andar com um monte de gente fazendo a festa e logo tive uma surpreza... Um senhor da "Velha Guarda" que organizava o desfile veio falar comigo perguntando se eu nao queria ser destaque na comissao de frente porque minha fantasia era muito boa. Eu mais que depressa disse que nao, pois a minha intencao quando vesti a fantasia foi justamente NAO chamar a atencao.

O desfile foi descendo e todo mundo olhando pra mim. Eu olhava pra o lado e via minha irma pulando e acenando pra todo mundo... e eu ali tentando me esconder com os veus da fantasia e os oculos escuros. O desfile andou e todos na Rua Goias (a rua que o desfile passava) olhavam para mim e comentavam: "Olha que fantasia legal!"...

Chegando la no espaco onde seria realizada a festa de carnaval na cidade fiquei com a minha irma e o pessoal da politica da epoca comecou a falar no micorfone que estava no palco enorme erguido no espaco aberto. Comecaram a falar sobre a premiacao do carnaval daquele ano e sobre as melhores fantasias... De repente anunciam que algumas fantasias iam ganhar trofeu e voces nem imaginam... uma dessas fantasias era a minha. Eu fiquei desesperada!!!... Eu que estava tentando me esconder pra nao ser reconhecida logo seria exposta completamente pra cidade inteira.

Pensei assim: "Eu vou ficar quieta aqui e logo eles esquecem de mim..."... Quem dera! Quando anunciaram e o pessoal ao meu lado viu que eu nao me movia comecaram a me empurrar pra o lado do palco. Eu tentava "travar" as pernas pra nao andar, mas eles praticamente me carregaram ate o palco. Conclusao: Fizeram-me subir no palco, receber trofeu, dizer "Obrigada!" no microfone e como se nao bastasse tudo isso, ainda olhar pra multidao e ver pelo menos umas 100 pessoas que eu conheco me olhando com cara de espantadas pensando: "O que a Beatriz Iolanda esta fazendo ali?".

Caro leitor, ate hoje escuto piadinhas na epoca do carnaval do tipo: "E ai Beatriz Iolanda? Vai ser destaque no carnaval deste ano?"... Virei motivo de piada entre os meus amigos. Hoje eu rio disso, mas na epoca fiquei deveras envergonhada. Muitas pessoas me disseram que eu podia aproveitar o Marketing e pedir emprego na prefeitura pra divulgar o carnaval todos os anos. Se o prefeito me contratasse entao eu teria um "extra" no fim da semana e com certeza na manha do outro dia eu poderia dizer: "Hoje eu estou mais rica que ontem!"

3 comentários:

Obrigada por comentar em nosso Blog...