terça-feira, 14 de junho de 2011

As enfermidades de Dona Cecilia



Meus carissimos amigos, a minha vida esta cada dia mais cheia de adrenalina... Nao posso comer sal por causa da pressao alta (tensao alta) e nao posso comer acucar por causa da diabetes... Uma das coisas que acho engracado em quem tem pressao alta e que essa doenca tem o apelido de "morte silenciosa" porque ela nao tem sintomas, podes sofrer de pressao alta durante anos sem saber. Enfim, a historia de hoje e sobre pressao alta, mas nao a minha!...
Eu conheco uma senhora (que vou chamar de Dona Cecilia) que dizia sofrer de pressao alta e diabetes (assim como eu). De vez em quando ela reclamava demasiadamente que estava se sentindo mal (nao sei como, afinal pressao alta nao tem sintomas) porque sua pressao estava alta em demasia e quando iamos medir ela o resultado era "estourando" 14 por 9 (respectivamente sistole e diastole).

Todas as vezes que eu ia em sua casa era a mesma conversa chata: "Ai Beatriz estou tao mal!... Minha diabetes nao se controla e minha pressao vive alta... Estou muitissimo preocupada!"... e acabava o "show" suspirando profundamente com a cara de "vou morrer e ninguem me da atencao". Nao sou a pessoa pra diagnosticar, mas pra mim essa velhota sofre de Sindrome de Munchausen (Simula doenca pra chamar a atencao).

Enfim, todos os dias que ia na casa da referida senhora, ela estava a se entupir de doces e comer frituras, ou seja, ela mesma nao estava nem ai pra diabetes ou pressao alta, mas na hora de chamar a atencao la estava ela a reclamar, fazia ate aqueles solucos de quem quer chorar e suspirar ao mesmo tempo.

Um dia estavamos o sobrinho dela (que vou chamar de Fabio) e eu fazendo uma vista pra ela (ela sempre ficava sozinha as tardes) e o assunto nao mudava, era sempre o mesmo: "Ai Beatriz, voce nao faz ideia! Estou passando mal todos os dias. Quero fazer uma consulta pois estou preocupada....." e foi-se o "bla bla bla" sem fim. Ela comecou a dizer que estava com o corpo doendo e que estava muito mal e achava que deveria ir pra o pronto socorro. 

Caro leitor, eu, como sou uma moca educada, me ofereci pra leva-la, mas ja tendo a certeza que so ia gastar gasolina a toa. Ela mais que depressa aceitou e durante a viagem foi nos falando sobre os filhos e marido que nao davam atencao para ela e finalizou: "quando eu morrer eles vao ver!". Pensei comigo: "Provavelmente, eles vao morrer antes da senhora... rs...".

Chegando ao pronto socorro, ela disse que nao conseguia ficar em pe e sentei-me com ela no banco de espera enquanto o Fabio foi ate a recepcao fazer a ficha dela. A mocinha nos disse que o medico logo atenderia e ficamos esperando um pouco.

Enquanto esperavamos ela continuou reclamando (aquilo parecia que nao ia acabar nunca!) e eu pensando comigo: "Eu tenho diabetes e minha pressao provavelmente e mais alta que a dela e eu nao fico a reclamar desse jeito, pra dizer a verdade nem falo nisso.". De repente somos avisados que o medico atenderia. Adentramos o consultoria e ele nos pediu para sentar. O medico perecia meio carrancudo e perguntou-nos o motivo da visita. Ela disse que era a diabetes e a pressao alta que nao se controlavam. e comecou a fazer o "show" novamente. Percebi que aquilo foi chateando o Fabio de uma tal maneira que ele resolveu revelar o passado negro dela (e que passado!). 

Comecou dizendo: "Ja falei pra ela doutor que ela tem que parar de se entupir de doces. Esses dias mesmo eu levei uma caixa de bombons pra neta dela e ela comeu mais que a menina. Hoje mesmo quando fui visita-la ela estava "tracando" um pacotinho de salgadinhos industrializados, aqueles cheios de sodio. Ela fala que nao controla, mas na verdade ela nao faz dieta.". Naquele momento ela olhou para o Fabio e eu pensei: "Essa velhota nunca mais vai falar com ele!".

O medico entao comecou a questiona-la sobre a dieta que ela seguia. Ela disse que realmente comia sim, algumas vezes por semana, algum doce, mas o Fabio (que ja estava mais do que de saco cheio) retrucou: "Algumas vezes? A senhora se entope de doces todos os dias. Nunca segue a dieta e depois fica a passar mal. A senhora quer ajuda, mas a senhora nao se ajuda.!E ainda por cima fica me dando indireta que ta precisando comprar remedio pra ver se eu me ofereco pra pagar. Sabe porque nao me ofereco? Porque sei que a senhora vai tomar a toa, ja que nao consegue segurar essa boca!".

Caro leitor, eu desconheci o Fabio naquela hora, ele realmente estava "fulo" da vida com a tia. Realmente acho que ela o pegou num dia ruim. Olhando para o Fabio fiquei a pensar se foi uma boa ideia comecar a revelar o passado negro dela pra o medico, mas como foi ela quem comecou pensei comigo: "eles que se entendam!".

O fabio parecia dominado por uma mistura de irritacao com desabafo e falava sem parar. Disse que ia "bater a real" para a tia e continuou: "Sabe o que e doutor? Ela ta e com frescura pra chamar a atencao e eu posso provar!". Nessa hora fiquei pensando como e que ele ia fazer isso. Ele entao me colocou no meio da confusao. Pois como sabia que eu tinha pressao alta (e muito mais alta que a da tia dele).

Foi logo falando: "Vamos fazer um teste agora! O senhor faz o seguinte: meca a pressao da minha tia pra gente ver como ela esta depois o senhor meca a pressao da Beatriz que eu garanto que a da Beatriz vai estar muito mais alta do que a dela e o senhor nao ta vendo a Beatriz com cara de "coitada de mim". Eu tenho tanta certeza disso que eu apostaria o meu c* nisso!". Quando ele citou a aposta "inusitada" em questao eu segurei pra nao rir. De preocupada com a situacao, passei a acha-la hilaria.

O medico mediu a pressao da Dona Cecilia e o resultado (como era de se esperar) foi de 14 por 9. Entao o medico disse para o fabio que a pressao dela estava um pouco elevada. O Fabio sem pestanejar disse: "Agora o senhor por gentileza meca a da Beatriz". Ele mediu e afirmou: 18 por 13. O Fabio fez cara de contente pois sua teoria estava correta. O medico entao comecou a desviar a atencao da Dona Cecilia e dar atencao a mim dizendo que estava preocupado porque a pressao estava muito alta, mas eu disse que eu tinha pressao alta mesmo mas que ele nao se preocupasse pois eu ja havia tomado a medicao e logo ela melhoraria.

A Dona Cecilia comecou a ficar constrangida dizendo que o Fabio estava exagerando pois a diabetes dela era mais alta do que a minha. Foi ai que ate eu fiquei surpreza com mais revelacoes sobre o passado negro. O Fabio tomou a bolsa dela e abriu e despejou o conteudo em cima da mesa do medico.

Caro leitor, nessa hora eu segurei pra nao rir. No conteudo da bolsa em questao haviam dois bombons e um pacote de balas (nenhum deles era diet). Nessa hora eu pensei: "Deveria ter ficado na sala de espera.". O Fabio entao continuou: "Ta vendo doutor? Essa dieta dela e a base de acucar e gordura! Eu nao me importo dela comer o que quizer, pra dizer a verdade, eu to me cagand* pra isso, mas o problema e que ela fica usando isso pra comover as pessoas que nao a conhecem. Ja que que comer, entao que coma, mas nao fique a dizer que sofre disso e sofre daquilo... eu ja estou cheio dessa conversa!".

Eu fiquei constrangida porque a Dona Cecilia estava a ser desmascarada na minha frente. Eu entao levantei-me e falei: "Acho que vou espera la na recepcao.". O fabio entao disse que era melhor mesmo pois o negocio ali ia ficar muito revelador daquele momento em diante. Pensei comigo: "Mais do que ja esta?".

Fiquei na sala de espera durante uns 15 minutos e logo eles sairam. Eu perguntei se iamos passar na farmacia pra aviar alguma receita e o Fabio informou: "O medico nao passou receita! Ele bateu a real pra minha tia e disse pra ela parar de simular sintomas".

A Dona cecilia entrou no carro super sem graca e eu mais ainda. Deixamos ela na casa dela e fui pra um cafe com o Fabio conversar. La ele me revelou que ja havia comprado remedios para ela muitas vezes, mas via que ela nao tava nem ai pra dieta e depois qualquer "dorzinha" ja era uma doenca calamitosa. Segundo ele a Dona Cecilia estava mais sadia que qualquer um da casa dela. e concluiu: "Prefiro guardar o meu dinheiro pra uma coisa que valha a pena! Afinal como voce mesma vive a falar, amanha eu quero acordar e dizer: "Hoje eu estou mais rico que ontem!".

5 comentários:

  1. eu sei de umas 10 pessoas com esses sintomas.

    ResponderExcluir
  2. Bia! bia! Voce ja me falou dessa velhinha! Eu sei quem e ela! Jesus! Ela e um porre mesmo! Um chute no saco!

    ResponderExcluir
  3. quem postou acima fui eu: Juliano Tragosiere. BJ

    ResponderExcluir
  4. Dona Cecília, bem mala realmente, e você tá se cuidando direitinho né? Espero que sim afinal quero ler várias histórias suas com certeza, beijão Beatriz :-)

    ResponderExcluir
  5. Essa Dona Cecilia eh mala demais! Quando eu acordei hoje eu pude dizer a sua frase. Ontem me pediram dinheiro emprestado e eu sei que eles pagam mas demoram. Dei o fora!
    Leonardo

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar em nosso Blog...